top of page
Gislaine Molizane

Treze à mesa - Agatha Christie



Nota: 4,5/5

Editora: HarperCollins

"É, o senhor está ficando preguiçoso. Fica aí sentado, pensando! Usando a massa cinzenta, como diz. Não adianta. A gente tem que sair à cata de pistas. Elas não vêm ao nosso encontro." - P. 149

Publicado em 1933, Treze à mesa é narrado pelo amigo de Poirot, capitão Hastings, que conta sobre o caso do assassinato de Lord Edgware.

Na época Poirot e Hastings estão assistindo à uma peça de teatro de Carlotta Adams, uma atriz bem conhecida, ao final da sessão foram jantar e por coincidência, Carlotta, juntamente com Jane Wilkinson e Bryan Martin, que também eram atores, estavam no mesmo local.

Jane Wilkinson é uma famosa atriz americana, casada com o barão Edgware, quando avista Poirot na mesa ao lado, resolve conversar com ele, ela pede para lhe ajudar em relação ao seu casamento, pois alegava que o marido não lhe concedia o divórcio, e ela queria se ver livre para poder se casar com o duque de Merton. Poirot então, decide ajudar e marca um horário com o barão, o que ele não imaginava era que Lord Edgware já estava de pleno acordo do divórcio e que enviara uma carta à Jane sobre o assunto, que supostamente havia extraviado. Ao que indicava, tudo corria bem, até que no mesmo dia, Lord Edgware é assassinado.

Na noite do crime, uma mulher é vista pelos empregados do barão e se apresenta como Jane Wilkinson, e afirmam categoricamente que era Jane que entrara na casa do barão. Mas como isso seria possível, se no momento do crime ela se encontrava em um jantar com mais doze pessoas, e qual seria o motivo para assassiná-lo se já estavam de acordo à respeito do divórcio. Além disso, havia outras pessoas que não gostavam do barão e teriam motivos para querer sua morte, resta a Poirot descobrir o verdadeiro assassino.

Treze à mesa não é dos melhores livros da autora, mas tem um mistério que consegue nos prender até a última página, e adorei o desfecho. Gostei também da narração do Hastings, ver seu ponto de vista em relação ao caso e o quão diferente de Poirot é seu modo de pensar, foi bem interessante.

GISLAINE MOLIZANE

Me chamo Gislaine Molizane, tenho 27 anos, sou arquiteta e estudante de Design Gráfico. Desde criança tenho paixão pelos livros, leio um pouco de tudo, mas amo romances policiais e clássicos.

Criei o Essência de Livros em 2016 (Instagram literário) para compartilhar e trocar experiências sobre o universo dos livros.

  • Twitter
  • skoob preto
  • Pinterest
  • Instagram
  • Preto Ícone Amazon

MÉLIUZ

Ganhe R$ 5,00 se cadastrando pelo link abaixo

meliuz.png

LIDOS 2021

NEWSLETTER

Receba notificação de novos posts por e-mail.

ENVIADO COM SUCESSO!

Perfil 005.jpg
bottom of page