top of page
Gislaine Molizane

Jardim de Inverno - Kristin Hannah



Nota: 5/5 🌟+❤️

Editora: Novo Conceito

"[...] Nada podia mudar isso. Palavras eram como moedinhas, caíam nos cantos e rachaduras, não valia a pena recuperá-las." - P. 54

Meredith e Nina são irmãs com personalidades distintas que tiveram rumos diferentes na vida. Meredith, casada, cuidava dos negócios da família, pensava muito mais nos outros do que em si mesma, então seus desejos sempre ficavam em segundo plano. Já Nina, uma fotógrafa famosa, solteira, viaja para vários lugares em busca de notícias, sem querer se preocupar com nada.

Anya, era uma mulher fria, não demonstrava quaisquer afeto com as filhas, com isso, Meredith e Nina cresceram achando que houvesse algo de errado com elas, e acabaram se distanciando da mãe. A única coisa que as conectavam era o conto "A camponesa e o príncipe" que a mãe costumava contar.

Devido a doença do pai, o que faz com que as duas irmãs se reencontrem, e temendo que com a ausência dele, as três se afastem ainda mais, o pai faz um pedido, que façam com que a mãe, Anya, conte até o final o conto da Camponesa e o Príncipe, para que elas possam conhecê-la melhor. O que parecia algo sem sentido, conforme elas escutam mais detalhadamente o conto, tudo passa a ter lógica. Elas, não só começam a entender a mãe, o motivo de sua frieza, como também passam a se conhecer melhor.

"-Nós, mulheres, fazemos escolhas por outros, não por nós mesmas, e, quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protegê-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça." - P. 264

Jardim de Inverno foi aquela leitura de tocar a alma. Eu havia lido O Rouxinol, da mesma autora, que se tornou meu favorito da vida, assim como este livro acaba de se tornar. O livro começa apenas com o conflito familiar, parece que não há nada de tão surpreendente, mas com a escrita sensível da Kristin, e conforme vamos lendo o conto da Anya, passamos a ver o sofrimento, as escolhas difíceis, a luta pela sobrevivência, o que nos mostra que não é um simples conto de fadas, mas sim, uma história real. Impossível não se emocionar com a história, derramei muitas lágrimas, principalmente com o final.

Quem já leu O Rouxinol, ou gosta de livros com dramas familiares e fatos históricos, vai amar Jardim de inverno.

"Se havia uma coisa que ela aprendera com tudo isso era que a vida - e o amor - podem acabar em um segundo. Quando você os tem, precisa se agarrar a eles com toda a força e saborear cada segundo." - P. 369

GISLAINE MOLIZANE

Me chamo Gislaine Molizane, tenho 27 anos, sou arquiteta e estudante de Design Gráfico. Desde criança tenho paixão pelos livros, leio um pouco de tudo, mas amo romances policiais e clássicos.

Criei o Essência de Livros em 2016 (Instagram literário) para compartilhar e trocar experiências sobre o universo dos livros.

  • Twitter
  • skoob preto
  • Pinterest
  • Instagram
  • Preto Ícone Amazon

MÉLIUZ

Ganhe R$ 5,00 se cadastrando pelo link abaixo

meliuz.png

LIDOS 2021

NEWSLETTER

Receba notificação de novos posts por e-mail.

ENVIADO COM SUCESSO!

Perfil 005.jpg
bottom of page