top of page
Gislaine Molizane

[RESENHA]: Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Nota: 5/5 🌟 Editora: Martin Claret

Páginas: 233

Skoob: [Adicione]

Onde encontrar: Amazon | Saraiva






​​


 

"Não é o tempo nem a oportunidade que determinam a intimidade, é só a disposição. Sete anos seriam insuficientes para algumas pessoas se conhecerem, e sete dias são mais que suficientes para outras." - P. 42

 


Finalizei a leitura de Razão e Sensibilidade, o primeiro romance de Jane Austen, publicado em 1811 com o pseudônimo "A Lady". .


A história se passa na Inglaterra e conta sobre duas irmãs com personalidades opostas, Elinor que age de forma mais reservada, sensata e que não demonstra seus sentimentos; e Marianne, por sua vez, vive com intensidade cada momento e demonstra tudo que sente. As duas acabam ficando órfãs e são obrigadas a mudar o estilo de vida, antes moravam com seu pai em uma mansão, assim que ele morre toda a herança passa para o filho mais velho de seu primeiro casamento, o meio-irmão delas. Com isso, passam a viver com sua mãe e sua irmã mais nova em um chalé simples em Devonshire.


Ao decorrer do livro, ambas acabam se deparando com o amor, cada qual agindo de acordo com sua personalidade. Elinor, aparentemente feliz, sofre em silêncio por Edward. Marianne se apaixona perdidamente por um jovem, Willoughby. Em meio aos sentimentos das irmãs, temos obstáculos impostos à elas, intrigas e uma sociedade que visa a aparência e a riqueza.


 

"Às vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos e com muita frequência pelo que outras pessoas dizem de nós, sem que paremos para refletir e julgar." - P. 62

 

Em 2018 eu tinha tentado ler Orgulho e Preconceito, mas acabei abandonando a leitura. Quando iniciei Razão e Sensibilidade confesso que estava com receio de não gostar, mas pelo contrário, me envolvi com a história e com as personagens Marianne e Elinor. Me identifiquei com um pouquinho de cada uma delas, pelo lado impulsivo de Marianne, mas em determinados momentos pelo lado reservado de Elinor.


Mesmo sendo um clássico e com uma escrita um pouco mais rebuscada, achei que a leitura fluiu sem problemas, li nessa edição da Martin Claret que por sinal é divina, a diagramação está boa, os espaçamentos entre as linhas são um pouco juntos, mas não atrapalhou a leitura. Essa edição conta com três histórias: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão, vou postar separadamente as resenhas.


 

"[...] mesmo naquele horrendo estado de vaidade egoísta, eu não sabia o tamanho da injúria que planejava, porque naquela época eu não sabia o que era amar." - P. 196

 

GISLAINE MOLIZANE

Me chamo Gislaine Molizane, tenho 27 anos, sou arquiteta e estudante de Design Gráfico. Desde criança tenho paixão pelos livros, leio um pouco de tudo, mas amo romances policiais e clássicos.

Criei o Essência de Livros em 2016 (Instagram literário) para compartilhar e trocar experiências sobre o universo dos livros.

  • Twitter
  • skoob preto
  • Pinterest
  • Instagram
  • Preto Ícone Amazon

MÉLIUZ

Ganhe R$ 5,00 se cadastrando pelo link abaixo

meliuz.png

LIDOS 2021

NEWSLETTER

Receba notificação de novos posts por e-mail.

ENVIADO COM SUCESSO!

Perfil 005.jpg
bottom of page