top of page
Gislaine Molizane

[RESENHA]: Mrs. Dalloway - Virginia Woolf

Nota: 4/5 Editora: Penguin Companhia

Páginas: 240


Skoob: [Adicione]

Onde encontrar: Amazon | Submarino






 


"Porque é mil vezes lamentável jamais exprimir o que se sente, pensou [...]" - P. 143



Publicado em 1925, Mrs. Dalloway é um livro complexo e peculiar que conta a história de um único dia na vida de Clarissa Dalloway que daria uma festa à noite desse mesmo dia, algo tão banal e simples, mas é na narrativa profunda em fluxo de consciência que percebemos o porquê é um livro tão aclamado, Virgínia Woolf "passeia" pela mente dos personagens em um nível que sentimos como se estivéssemos dentro de cada um deles e também "viaja" pelo tempo, ora os personagens relembrando do passado e ora no presente. Além de Clarissa e de outros personagens, acompanhamos a história de Septimus Warren Smith, um ex-soldado que voltou da guerra com o psicológico abalado, traumatizado. .


Esse foi meu primeiro contato com a Virgínia Woolf, no início até a metade, confesso que essa forma de narrativa me deixou completamente perdida, não conseguia acompanhar essa troca repentina de "pensamentos" e também por ser um livro direto (sem capítulos), fiquei vagando por entre as páginas pensando: "Que é isso?!" haha. Mas no dia em que estava com um tempo relativamente melhor para dedicar à leitura, consegui me conectar mais com o livro, sem me sentir sufocada. Mrs Dalloway é um livro que requer atenção e dedicação, precisa ser apreciado mais lentamente.


Estive pesquisando um pouco sobre o livro para entender melhor e achei interessante a questão da autora fazer uma crítica à Psiquiatria através de Septimus, com relação aos tratamentos de doenças mentais e depressão, e também por Septimus ser uma referência à própria Woolf que sofreu de depressão. Outro tema abordado por Woolf nesse livro é a bissexualidade que vemos através da própria protagonista ao relembrar de uma amizade antiga. E temos também o paralelo dos personagens de Clarissa e Septimus que eu achei interessante, são personagens que nunca se encontraram, mas que de alguma forma vão ter suas histórias interligadas.

"Nas pessoas, o esquecimento podia magoar, e a ingratidão ser corrosiva [...]" - P. 167

Não é um clássico para qualquer um, então leia com mais calma e dedicação para que possa ser melhor aproveitado.


Comments


GISLAINE MOLIZANE

Me chamo Gislaine Molizane, tenho 27 anos, sou arquiteta e estudante de Design Gráfico. Desde criança tenho paixão pelos livros, leio um pouco de tudo, mas amo romances policiais e clássicos.

Criei o Essência de Livros em 2016 (Instagram literário) para compartilhar e trocar experiências sobre o universo dos livros.

  • Twitter
  • skoob preto
  • Pinterest
  • Instagram
  • Preto Ícone Amazon

MÉLIUZ

Ganhe R$ 5,00 se cadastrando pelo link abaixo

meliuz.png

LIDOS 2021

NEWSLETTER

Receba notificação de novos posts por e-mail.

ENVIADO COM SUCESSO!

Perfil 005.jpg
bottom of page