top of page
Gislaine Molizane

[RESENHA]: O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux

Nota: 4/5 Editora: Zahar

Páginas: 320

Skoob: [Adicione]

Onde encontrar: Amazon | Submarino





 


"Seu único foco era o desejo de ver aquela cuja voz mágica lhe arrancara o coração. Sim, sentia perfeitamente que seu pobre e tenro coração não lhe pertencia mais." - P. 46




Quem nunca ouviu falar no Fantasma da Ópera e no famoso triângulo amoroso entre Christine, Raoul e Erik? O Fantasma da Ópera é um romance francês de ficção gótica escrito por Gaston Leroux e publicado em formato de livro em 1910, que serviu de inspiração para diversas adaptações e musicais da Broadway.

A história parte do momento em que a Ópera de Paris está se despedindo dos antigos diretores, com isso os novos diretores recebem um aviso com as exigências de um "morador" que ninguém nunca viu, conhecido como "fantasma da ópera", claro que de início eles não acreditam e imaginam ser uma brincadeira de mau gosto, mas logo coisas estranhas começam a acontecer.


"[...] mas Moncharmin acha-se diante do grande mistério... aquele que causa arrepios na humanidade desde o seu nascimento: o Desconhecido." - P. 216

Christine Daeé é uma cantora lírica que tem a oportunidade de mostrar seu talento substituindo de última hora a cantora oficial em uma apresentação na Ópera de Paris, talento esse que surpreende a todos, pois misteriosamente ela evoluíra da noite para o dia. Ela estaria fazendo aulas com uma voz desconhecida na qual ela chama de Anjo da Música, e que nunca viu o rosto.


O visconde Raoul de Chagny, assiste ao espetáculo e isso faz com que reacenda seu amor por Christine, sua amiga de infância. Porém, logo ele percebe o mistério que ronda sua amada e os perigos que essa relação pode acarretar, pois o Fantasma da Ópera se apaixona perdidamente por Christine e esse reencontro dela com Raoul só faz piorar a situação.


"Pobre e infeliz Erik? Devemos lastimá-lo? Amaldiçoá-lo? Ele só pedia para ser alguém como todo mundo!" - P. 314

O mais interessante é a forma como toda a história é contada, como Gaston foi jornalista, isso reflete na sua escrita, pois tudo é contado como se fosse uma reportagem investigativa sobre os mistérios da Ópera de Paris, além de o próprio autor colocar notas para deixar tudo isso com uma atmosfera mais verdadeira. Um dos personagens que mais gostei foi o misterioso Persa, que sabe tudo sobre a história de Erik. Quanto à Raoul, teve alguns momentos que seus rompantes de ciúmes estavam meio irritantes haha, mas ainda assim, é um personagem interessante. Tirando a inocência um pouco exagerada de Christine sobre a lenda do Anjo da Música, achei uma personagem meiga e ao mesmo tempo forte. Já Erik, no decorrer do livro eu não me simpatizei, mas no final a gente acaba conhecendo toda a história dele até ele chegar a se esconder na Ópera de Paris. O Fantasma da Ópera é um romance intenso e cercado por mistérios.


Essa edição comentada da Zahar está incrível, conta com uma ótima apresentação escrita por Rodrigo Casarin e ao final do livro uma cronologia sobre a vida e obra do autor.





Comentários


GISLAINE MOLIZANE

Me chamo Gislaine Molizane, tenho 27 anos, sou arquiteta e estudante de Design Gráfico. Desde criança tenho paixão pelos livros, leio um pouco de tudo, mas amo romances policiais e clássicos.

Criei o Essência de Livros em 2016 (Instagram literário) para compartilhar e trocar experiências sobre o universo dos livros.

  • Twitter
  • skoob preto
  • Pinterest
  • Instagram
  • Preto Ícone Amazon

MÉLIUZ

Ganhe R$ 5,00 se cadastrando pelo link abaixo

meliuz.png

LIDOS 2021

NEWSLETTER

Receba notificação de novos posts por e-mail.

ENVIADO COM SUCESSO!

Perfil 005.jpg
bottom of page