top of page
Gislaine Molizane

[RESENHA]: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Nota: 4,5/5

Editora: Martin Claret

Páginas: 632 (Total de páginas da edição completa)

Skoob: [Adicione]

Onde encontrar: Amazon





 


"Quanto mais conheço o mundo, mais me sinto insatisfeita com ele; e a cada dia se confirma a minha crença na incoerência de toda personalidade humana, e na pouca confiança que podemos depositar na aparência de mérito ou de razão." - P. 317


Orgulho e Preconceito foi publicado pela primeira vez em 1813. Tudo começa com a chegada do simpático jovem - Sr. Bingley - na vizinhança, passando a ser alvo de cobiça das jovens, ele vem acompanhado de seu grande amigo, Sr. Darcy que ao contrário dele é antipático, orgulhoso e arrogante, o que atrai olhares negativos. A Sra. Bennet, mãe de cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia, é uma mulher extrovertida que tem como principal meta de vida casar todas as suas filhas e vê na chegada de Bingley a oportunidade de ter seu sonho realizado, e ele por sua vez logo se encanta por Jane, a filha mais velha do casal Bennet. Já Elizabeth ao ver Darcy pela primeira vez tem uma péssima imagem dele (assim como a maioria das pessoas), mas o interessante do livro é que a gente acompanha a trajetória e a evolução dessa relação complicada que vai se construindo aos poucos, duas personalidades difíceis e cada um com suas convicções mas ao mesmo tempo um aprendendo com o outro e superando os costumes da época, assim passando mais realidade e emoção.


"Começava agora a compreender que ele era exatamente o homem que, pelo caráter e pelos talentos, mais combinaria com ela. Sua inteligência e seu temperamento, embora diferentes dos dela, teriam correspondido a todos os seus desejos." - P. 421

Essa foi minha segunda tentativa em ler Orgulho e Preconceito, a primeira vez foi em 2018 mas acabei abandonando a leitura sem nem chegar na metade. Esse mês resolvi participar do Clube de Leitura da @dra.book para dar uma nova chance a esse livro tão amado pelo público e dessa vez eu concluí haha. O começo do livro é bem maçante e confesso que não estava me prendendo (nem na segunda tentativa), mas segui em frente, e sim me surpreendi! Comecei a me envolver mais com a história a partir da metade do livro. Quanto aos personagens, o Sr. Bennet é ótimo, a gente ri de suas atitudes em vários momentos.

A Sra. Bennet, embora uma personagem engraçada, ela incomoda muitas vezes com seu jeito intrometido e interesseiro. Jane embora bastante "fofinha" e que vê o lado bom em tudo, às vezes irrita, mas gostei dela. A Elizabeth por ser uma personagem forte que vai contra todas as convenções da época devido à sua maneira de pensar e agir é a que eu mais gostei. Darcy é um caso de amor e ódio, em boa parte do livro ele é arrogante e orgulhoso, mas depois vamos conhecendo ele melhor e ele acaba conquistando o leitor.

Então, se você assim como eu abandonou a leitura ou você que vai dar início à leitura e não sabe o que lhe espera pela frente, minha principal dica é: não desista! O livro melhora bastante, a gente começa a se envolver com o enredo e os personagens, vale a pena a leitura.

"Só pense no passado quando as lembranças lhe trouxerem prazer." - P. 456

Comments


GISLAINE MOLIZANE

Me chamo Gislaine Molizane, tenho 27 anos, sou arquiteta e estudante de Design Gráfico. Desde criança tenho paixão pelos livros, leio um pouco de tudo, mas amo romances policiais e clássicos.

Criei o Essência de Livros em 2016 (Instagram literário) para compartilhar e trocar experiências sobre o universo dos livros.

  • Twitter
  • skoob preto
  • Pinterest
  • Instagram
  • Preto Ícone Amazon

MÉLIUZ

Ganhe R$ 5,00 se cadastrando pelo link abaixo

meliuz.png

LIDOS 2021

NEWSLETTER

Receba notificação de novos posts por e-mail.

ENVIADO COM SUCESSO!

Perfil 005.jpg
bottom of page